Perfil do profissional titulado
O objetivo do curso é preparar profissionais em nível de mestrado, para o trabalho na área da Saúde Mental, na perspectiva da atenção e da reabilitação psicossocial e no contexto dos serviços público e suplementar, provedores de atenção e reabilitação psicossocial.
Espera-se que esta formação eleve o grau de comprometimento dos profissionais para com a construção continuada de um sistema de saúde universal, descentralizado, equitativo, hierarquizado, regionalizado e com ampla participação comunitária.
Espera-se que o profissional formado neste curso apresente um elevado grau de compreensão sobre a natureza, o curso, os desdobramentos e as formas disponíveis de cuidado e tratamento do sofrimento psíquico e dos transtornos mentais. Este profissional deve apresentar capacidade de participar ativamente em projetos terapêuticos interdisciplinares, de forma humanizada e competente, a partir do serviço onde esteja localizado, proporcionando alto grau de resolubilidade na abordagem destes transtornos.
Deverá conhecer métodos de planejamento, implementação e avaliação da atenção psicossocial e os diferentes recursos para efetivação desta atenção, sejam estes de abrangência individual, familiar, grupal, ou comunitária, com ênfase naqueles de natureza coletiva no âmbito do SUS. Deverá estar habilitado a assumir posições de liderança no âmbito da gestão da saúde mental. Deverá desenvolver habilidades de produção, organização e divulgação de conhecimento na área de saúde mental bem como para lidar com aspectos sociais, jurídicos, culturais e econômicos ligados às políticas, à gestão, à clínica e à organização dos serviços voltados para a promoção da saúde mental e para a atenção, o cuidado e a reabilitação psicossocial.