Atenção e reabilitação psicossocial

O objeto é o conjunto de políticas, gestão e intervenções processadas nos dispositivos constituintes do sistema de saúde, com vistas à promoção da saúde mental e ao cuidado e à reabilitação psicossocial das pessoas diagnosticadas com transtorno psíquico e das pessoas vitimadas, por contingência, por estes problemas.

Linhas de Pesquisa

1a. Políticas, sistemas, programas e serviços de Saúde Mental

Estudos sobre planejamento, implementação, desenvolvimento e avaliação de políticas, sistemas, programas e serviços de saúde mental, com ênfase na rede de serviços substitutivos ao modelo hospitalocêntrico tradicional, com particular atenção para aspectos históricos, sociais, filosóficos e culturais. Inclui estudos sobre desinstitucionalização, matriciamento, supervisão e gestão em saúde mental, controle social e movimentos sociais.

Professores:

 

1b. Estresse, violências e saúde

Pesquisa implicações sociais dos fenômenos estresse e violência e suas relações com a saúde mental, incluindo o envolvimento de crianças e adolescentes, infração penal, violência doméstica, intervenções institucionais e profissionais, transtorno de estresse pós traumático (TEPT) e outras manifestações no cotidiano da vida das cidades.

Professores: .

 

1c. Promoção e reabilitação psicossocial

Estuda os modelos de intervenção em saúde mental, particularizando a promoção da saúde mental e as formas aplicadas de reabilitação psicossocial. Volta-se principalmente para as formas de intervir com base nas diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental aplicada sobretudo nos dispositivos e serviços de saúde mental e atenção psicossocial: intervenções comunitárias; clínica psicossocial; projetos terapêuticos individualizados e de grupos; apoio familiar.

Professores: .