Áreas de Concentração

Atualmente, desde o segundo semestre de 2016, temos apenas uma Área de Concentração ativa na qual se inserem as linhas e projetos de pesquisa.

Área de Concentração: Saúde Mental e Atenção Psicossocial

Linhas de Pesquisa:

1A – Políticas, Sistemas, Programas e Serviços de Saúde Mental

Estudos sobre planejamento, desenvolvimento e avaliação de políticas, sistemas, programas e serviços de saúde mental, com ênfase na rede de serviços substitutivos aos modelos tradicionais de saúde mental, com ênfase em aspectos históricos, sociais, filosóficos e culturais. Inclui estudos sobre desinstitucionalização, matriciamento, gestão, planejamento e avaliação, medicalização, ética, controle social e movimentos sociais.

Professores: Joselma Tavares Frutuoso, Magda do Canto Zurba, Maria Terezinha Zeferino, Paulo Amarante,  Sheila Rubia Lindner, Walter Ferreira de Oliveira.

1B – Trabalho, Ambiente e Saúde

Estudos sobre o processo saúde-doença na população trabalhadora; ergonomia; relações entre a atividade de trabalho, os meios de produção e a saúde dos trabalhadores; análise dos modelos de intervenção em saúde do trabalhador; gestão, planejamento e avaliação de serviços de saúde do trabalhador.

Professores: Fabrício Augusto Menegon, Lúcio Botelho, Suzana Tolfo.

1C – Promoção e Reabilitação Psicossocial

Estudos sobre os modelos teóricos e práticas de intervenção, particularizando a promoção e a reabilitação psicossocial, e as relações destes com as diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental: modelos sócio históricos, intervenções comunitárias, trabalho e renda, clínica psicossocial, terapêutica e projetos terapêuticos, medicalização, estudos com grupos; redes sociais e apoio familiar, projetos de humanização e aplicações da arte à atenção psicossocial; aplicadas no contexto das redes de atenção psicossocial e outros dispositivos setoriais e intersetoriais afins.

Professores: Aline Megumi Arakawa, Ivânia Jann Luna, Magda do Canto Zurba, Maria Terezinha Zeferino, Rachel Schlindwein Zanini, Ricardo Ricci Uvinha, Sandra Noemi Cucurulo Caponi, Tânia Maris Grigolo e Walter Ferreira de Oliveira.

1D – Uso e Abuso de Substâncias

Estudos sobre os modelos teóricos e as práticas de avaliação, intervenção, bem como as políticas, a organização de serviços e os processos institucionais de trabalho no âmbito da atenção psicossocial, privilegiando a promoção, a proteção e a reabilitação do usuário de álcool e outras drogas.

Professores: Alberto Groisman, Daniela Ribeiro Schneider, Maria Terezinha Zeferino, Rachel Schlindwein Zanini, Tânia Maris Grigolo.

Histórico recente:

Até o primeiro semestre de 2016 estávamos com duas áreas ativas, que ainda contam com trabalhos em andamento, mas que gradativamente entrarão em extinção, na medida que foram fundidas na única área de concentração do Programa (Saúde Mental e Atenção Psicossocial):

Atenção e reabilitação psicossocial

Uso e abuso de substâncias