Reforma Psiquiátrica, Arte e Cultura

22/05/2017 10:44

Palestra ministrada pelo Prof. Paulo Amarante, professor Colaborador do Mestrado em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. 

Data: 26/05/2017

Horário: 14 h

Local: Auditório do Centro de Ciências da Saúde (UFSC-CCS-Bloco da Graduação).

Organização: Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial e Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (CCS).

Paulo Amarante: Possui graduação em Medicina pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia (1976), Especialização em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ (1978). Mestrado em Medicina Social pelo Instituto de Medicina Social da UERJ (1982) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1994), quando fêz estágio de doutoramento em Trieste/Itália (Centro Studi i Riserche per la Salute Mental, 1992)) e Pós doutorado na AUSL Imola/Itália em 1996. . Tem título de especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Fundador do primeiro Curso Básico de Acompanhamento Domiciliar em Saúde Mental (Fiocruz) e da primeira Residência Multiprofissional em Saúde Mental (convênio IPP/MS com ENSP/Fiocruz). Atualmente é Professor e Pesquisador Titular do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz. É líder do Grupo de Pesquisas "Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial" (LAPS) do CNPq. É professor do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Mental da Universidade Federal de Santa Catarina e tem participado como professor convidado em universidades nacionais e estrangeiras. É coordenador do Curso de Atenção à Crise do Adulto da Redesampa do Município de São Paulo. Foi coordenador do Projeto Loucos pela Diversidade, convênio entre o Ministério da Cultura e o Ministério da Saúde. Sua atuação acadêmica e política é voltada para os seguintes temas: reforma psiquiátrica, saúde mental, epistemologia; filosofia da ciência, políticas públicas e políticas de saúde. É Coordenador do GT de Saúde Mental e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e ex-Presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME) para a qual foi eleito Presidente Honoris causa em 06 de junho de 2015. É Doutor Honoris causa da Universidade Popular de Madres de Plaza de Mayo (Argentina). é Membro do Conselho Consultivo da Plataforma Brasileira de Política de Drogas. Vice presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).